07/10/2014

[GIMP Tutorial] Textura pressionada e falso Topaz Clean



Oi, gente linda do meu core <3
Tudo bem com vocês?
Eu quero informar vocês desde já que por preguiça minha; mentira, não acreditem nesse riscado aqui por motivos de um roteador pifado eu não pude postar o tutorial ontem. MAAAAAAS como eu amo vocês, vou postar dois tutos hoje :33
Já vou avisar que são coisas bem simples, mas extremamente úteis nesse GIMP que tanto nos ama.
Sem mais delongas, let's go?

Muito bem, lindos e lindas.
O primeiro tutorial será sobre aquelas texturas pressionadas que a gente vê nas assinaturas, welcomes de perfil e até categorias.
Comassim pressionado?
Ora pequeno, você entederá a seguir. Maaaas primeiro, os materiais necessários:
Para esse tutorial, é necessário apenas as texturas desse pacote aqui:
Manga Patterns
PS: É altamente recomendável que, quando forem usar as texturas para esse tutorial, vão na janela de Cores - Colorizar (O primeiro) E colorizem na cor preta ou branca. Porque se não o resultado não sai tão bom quanto o esperado, na cor cinza.
Textura pressionada
Abra seu GIMP como de costume, com uma imagem de sua preferência. Agora, crie uma nova camada com qualquer textura daquelas. Eu escolhi a quadriculada na cor preta. Pois bem. Vai estar assim, certo?




Então vocês escolhem a camada da textura e vão no menu de Filtros - Sombra e Luz - Sombra projetada, e deixem as configurações exatamente assim, na cor branca (se fizer preta, e preta de fizer com a textura cor branca):


(X: 1, Y: 1, Raio do desfoque: 0)


Pronto? Vai ficar tipo um contorno na textura, é normal. Agora, você combina as camadas e coloca no efeito de luz suave. Tarã! Seu efeito está pronto e deve ficar assim: X
Aí você pode editar a opacidade até ficar de seu agrado. Faćil, não? Lembrando que dá pra fazer com qualquer textura desse pack, aí vai da sua imaginação °3°

Falso Topaz Clean 
Bom, acredito que vocês saibam que o GIMP não tem a maioria dos recursos existentes no PS, certo? O Topaz é um deles. Porém, recentemente, descobri um jeito de "falsificar" um efeito Topaz com os próprios filtros do GIMP!
Muito bem, o que você vai precisar é so de uma imagem qualquer serrilhada.
Okaaay~
A imagem que eu vou usar é essa aqui:
X
Primeiro, você duplica a camada da sua imagem, sim.
Então vá no meu de Filtros - Desfocar - Desfocagem Gaussiana Seletiva e aumente/diminua o delta até achar que está bom.
Então, altere a opacidade da camada com efeito (ela tem de estar em cima da camada original) até ficar mais "natural".
Combine abaixo e duplique novamente a camada. 
Agora, novamente na camada de cima, vão no menu Filtos - Desfocar - Desfocagem Gaussiana e façam o efeito como está configurado. Agora coloque no modo de luz suave, edite a opacidade e voalá! Agora é só combinar abaixo.
(O ministério da saúde adverte: A imagem pode ficar um pouco escura/clara no efeito. Então façam como nesse tutorial da Luh aqui)
Resultado: 
X

E era só isso pessoal, beijos e até os resources!








Nenhum comentário :

Postar um comentário

Leia a nossa página de Regras antes de comentar, por favor :3