10/06/2013

[GIMP] Borda Interna Pressionada na Imagem


Olá, mini-pudins~!
Como foi o fim de semana de vocês? O meu foi bom, tivemos atividade da gincana, e eu adoro gincanas, é legal o modo como todos tentam trabalhar em equipe, mesmo que no final não dê muito certo... é divertido!
Bom, pediram para eu fazer um tutorial de como fazer a borda pressionada no GIMP, que é essa bordinha que tem na ilustração desse post, é bem comum vermos ela também em outros lugares. Eu acho ela linda.
Ela é bem simples, fácil e rápida de fazer, e o método para fazer ela é muito semelhante ao do post das bordas internas que a Ana Lu já postou aqui, é bom dar uma olhada nele, para já ter ideia de como é.


Eu acho que nunca fiz um tutorial antes pra alguém, esse deve ser meu primeiro, espero que eu consiga explicar bem, se não entenderem algo... comentem, ou perguntem pela Ask, e pode pedir ajuda no Amor Doce mesmo, tenho certeza de que irei explicar melhor.
Bom, vamos lá. Não sei se o jeito que faço aqui é igual ao que outras pessoas fazem, esse é meu jeitinho de fazer, e até agora deu certo. HAUSHAUSH'

Primeiro, abra sua imagem, editadinha, bem bonitchenha. Eu escolhi uma qualquer que achei no We Heart It, e cortei para ficar no tamanho que utilizo nas ilustrações de posts, que é 500x300, mas pode usar o tamanho que usar.
Crie uma nova camada (Ctrl+Shift+N) transparente, nomeie ela como quiser.



Agora vá em Seleção > Toda. isso fará que selecione a imagem toda. (x) Deixe a imagem selecionada até eu dizer para tirar a seleção.
Agora, vá em Seleção > Bordas, e coloque o tamanho que quer para a borda. Eu colocarei 5px, que fica um tamanho bom. Clique em OK, e não tire ainda a seleção.



Vá de novo em Seleção > Bordas, e faça uma borda de 1px. Clique em OK. Não tire ainda a seleção.



Agora com a ferramenta pincel, pinte tudo de preto, sem medo. Você vai ver que só vai ficar pintada as bordinhas internas. Agora pode (e deve) tirar a seleção.



Agora repita os passos acima. Seleção > Toda. Seleção > Borda, PORÉM... Agora a borda deve ser 1px maior que aquela de antes, que no nosso caso (que a borda era de 5px) é 6 px.



Agora faça aquela borda de 1 px. E dessa vez, pinte de branco. Perceba que ficou 2 bordas: Uma preta maior, e grudada na preta, porém menor, a branca.



De um zoom, e delete aquela bordinha externa que ficou, selecionando ela com a Varinha Mágica, e apertando Delete (Del) no seu teclado, assim:

Tire a seleção. Agora, coloque o modo da camada em Overlay/Sobrepor. Em algumas imagens, vai ficar forte demais o efeito, nesses casos, apenas altera a opacidade da camada.



Salve (Ficheiro > Exportar...) em .png, para qualidade melhor. O resultado final será algo parecido com isso:

Uma dica: Vá em Ficheiro > Guardar, e guarde a imagem em formato .xcf, que vai manter as camadas do jeito que estão, aí quando precisar de outra imagem com a borda, só abra esse arquivo e mude a camada da imagem, colocando a imagem que preferir.

E é isso. Simples, não? :3 Bem, lembrem-se de fazerem pedidos na ask, não faço ideia do que irei postar... ASDFAFDAFDSA
Kissus~

10 comentários :

  1. MDS, Eu te amo <3
    Eu tava querendo postar esse tutorial à décadas, obrigada por postar ele anyway TuT

    Eu fazia de um jeito diferente, até. Eu faço a borda preta normal e depois vou em Filtros > Luz e Sombras > Sombra Projectada. O deslocamento X e Y eu altero pra 1 e no raio de suavização, 0. A cor el coloco branco e depois é só clicar em Ok e colocar o modo "Sobrepor" nas duas camadas :3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AUHSUASHUASH de nada, Luh~

      Eu nunca pensei nesse jeito de fazer a borda, parece ser mais simples :3, é que a maioria das coisas que eu faço no GIMP, é de um jeito errado, mas que acaba dando certo (what? -q) HAUSHAUSHAS

      Excluir
    2. talvez devessem colocar outra forma de fazer as bordas da maneira que a Ana Lu disse

      Excluir
  2. No meu GIMP non funxiona*Fazendo pirraça*

    ResponderExcluir
  3. Onde fica esse tal de seleção?

    ResponderExcluir
  4. O meu em vez de preto ta saindo amarelo

    ResponderExcluir
  5. Perfeito o tutorial <3
    Obrigadaa, de verdade~!

    ResponderExcluir
  6. Karu, você é o amor da minha vida /o/ (-q)
    Enfim, eu estava á séculos procurando esse tuto, obrigada de coração ~

    ResponderExcluir
  7. Onde fica a borda externa que sobra, que eu non achei... ela fica ruim no meu... fica branco...

    ResponderExcluir
  8. Será que só eu não consigo ;-;

    ResponderExcluir

Leia a nossa página de Regras antes de comentar, por favor :3