13/04/2013

Quero escrever uma fanfic, mas nunca escrevi, SOS!



Sei que muitas docetes passam por isso, e eu estou passando por isso novamente. Sim, eu já escrevi uma one-shot á um ano atrás, numa conta super antiga minha, a primeira que eu tive, e claro, era sobre o Castiel. Uma fanfic muito idiota, retardada e tudo o mais. Bom, mas deixando de falar sobre minha "experiência", vamos ao que o post pede.

Começando: Crie uma Sinopse.
Muitas vezes a ideia vem do nada, ou então a ideia nem é do começo, mas sim do meio ou do fim. Transforme sua ideia em uma sinopse, e, para dar uma base, ai vai mais ou menos uma ordem cronológica do que pode ter na sua sinopse:

Um pouco sobre o personagem principal — O conflito — Algo sobre algum outro personagem — Um "convite" para ler a web.

Não faça da sua sinopse um grande texto, porque a sinopse é para isso, um resumo. Coloque mistério, ação, comédia... Tente atrair o leitor! Se a sinopse for legal, as pessoas vão ter mais vontade de ler, vão ficar tipo: "OMG! Isso parece ser tipo, foooooodéssemo!" Ou algo menos exagerado do que isso. Tem muitas fanfics que são boas, porém, pela sinopse não ter sido tão "atraente" as pessoas se recusam á ler, pense nisso.

Próxima etapa: Resumo dos Capítulos.
Parece ser algo bem besta, porém é bastante importante. Enquanto eu tento fazer uma fanfic, preciso ter ideia do que vai acontecer. Você pode mudando com o tempo, ir fazendo pequenos trechos... Exemplo:

Primeiro Capítulo - Algum título opcional
A Fulana vai ir catar cocos e então vê um australiano de parar a pista, então blá blá blá...

Segundo Capítulo - Algum título opcional²
O australiano de parar a pista vai falar com a Fulana e ela desmaia porque blá blá blá....

E assim vai indo, entenderam mais ou menos a ideia? Umas três linhas basta, serão só as coisas realmente importantes devem ser destacadas, como uma morte, um novo personagem, um nascimento... 

Criatividade: Título.
Agora é uma das partes mais sérias. Quando estamos no fórum e vemos um título tipo super legal, a gente vai entrar no tópico, não é? Para começar á pensar num título, mude de lugar. De escritora, vá para leitora, e pense: "Qual título iria me chamar a atenção para ler uma web?" Faça um trocadilho no título, talvez as últimas palavras do último capítulo. Ou algo completamente desconexo, que pode ser revelado com o tempo. Como uma sigla, que só será desvendada no final da fanfic... Isso vai depender muito do que sua web se trata. Se for um romance, use e abuse de títulos de poemas, ou alguma peça de Shakespeare, que tal? Se for uma comédia, faça seu título causar, as comédias são as melhores para fazer títulos relevantes. Se for um mistério, oras, faça um título misterioso. 

E agora... o Design.
Depois do título, o que mais chama a atenção é o design. Que tal ir no Arte Doce procurar alguém que faça? Ou então arrisque-se baixe um editor qualquer, veja tutoriais e solte a inspiração de dentro de você com um "welcome" super convidativo e divisórias que encantem á qualquer um. E por último, mas não menor importante...

Inspire-se com moderação.
Inspiração é ótimo não é? Mas nada em excesso é bom. Para se inspirar, as imagens são uma das melhores formas. Recomendo que fique passando as páginas do site We Heart It, são lindas e tem muitos significados.  Quase sempre pego imagens para posts de lá. E a música... Ah! A música, quem não gosta não é mesmo? E ai vão umas músicas para cada tipo de web:

Mistério/Ação

Romance

"Zen", ou nem tanto

Baladjenha

Teen
Taylor Swift - I Knew You Were Trouble
Bridgit Mendler - Ready or Not
Selena Gomez & The Scene - Hit the Lights
Glee - We Are Young
Katy Perry - Last Friday Night

Ok, eu tentei. Comentem, curtam o post na minha página do facebook e... Eu demorei muito tempo pra fazer esse postem, então COMENTEM!
Beijos e até a próxima!


4 comentários :

  1. Vou salvar nos favoritos por que vou criar uma ^^
    Tô fazendo um novo lay pro TFP, tá ficando meio ~Elegante u.u *mentira* kkk
    Qdo terminar o lay acho que já começo a fazer a minha fanfic

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post, super interessante e explica muito bem :3

    ResponderExcluir
  3. Adorei o post e as musicas também :3
    Eu tenho uma fanfic no jogo, acho que o único erro foi o Title ç.ç Enfim, o jeito é atrair leitores pelos capitulo dela :3

    ResponderExcluir
  4. Amei o post *--*
    Não sei sua opinião mas talvez no romance/balada pudesse colocar a música How To Be A Heartbreaker - Marina and the Diamonds/Glee

    Arigato, amei o blog ^^

    ResponderExcluir

Leia a nossa página de Regras antes de comentar, por favor :3