07/02/2013

[GIMP Tutorial] Divisórias

((Me desculpem fãs do Lysandre, mas quando vi essa imagem no We Heart It não pude resistir, HEUEHUEHEU))

Olá pessoas!
Man, na boa,acho que meu micro tem algo contra mim, só pode. Antes,como devem saber,eu tinha mandado ele para o conserto. Acontece que depoois do conserto, não funciona mais os dois shifts, o enter, o A, o C, o N, o M, e ainda hoje começou de nem mais o Caps Lock funcionar. Resumindo: uma budega. Maaas hoje eu comprei um teclado USB que o espaço  ama me trollar. Porque todo mundo gosta de me trollar né, só pode. 
Aaaanyway, aqui vai o tutorial de divisórias e amanhã vai ter duas bases para perfis uma delas de Kagerou days too,WRAWARWARAW .

Edit: E pra complementar fiquei doente alguns dias depois, yay! Mas aproveitei que ficava em casa pra fazer isso:
Cliquem para aumentar :3 Assim que chegarmos aos 100 seguidores eu marco um dia pra colocar ele, hohoho. E sim, ele tá quase pronto, só faltam mudar algumas cores mesmo. E sim, eu consegui fazer ele em dois dias e meio, e não 4 meses =D

Comece apertando Ctrl+N no seu teclado, para uma nova imagem. Coloque a Largura de 382 pixels, que é uma largura que vai caber em seu perfil e aperte OK.


Agora, aperte Ctrl+Shift+N e faça uma nova camada com transparência. É nela que a ~mágica~ vai acontecer.


Atualmente, sua imagem só tem esse fundo branco chato. Para a divisória ficar transparente e combinar com qualquer que seja o fundo, vamos excluí-la. Vá na janela de camadas, selecione o "Fundo" e clique na lixeirinha logo embaixo. A sua imagem vai ficar cheia de quadradinhos, que significam a transparência da sua imagem.

Com a ferramenta, clique uma vez na extremidade esquerda e outra na direita, mas deixando um espaço até o fim da imagem (Ou seja: Não faça como eu fiz ali, que só depois notei o erro). Isso vai formar uma linha. 



Agora, pegue o centro dessa linha e a arraste para qualquer lugar(no meu caso, eu a arrastei pra cima). Você irá notar que irão surgir quadradinhos, além dos círculos que indicaram o lugar em que você clicou. Eles servem para mudar a direção da linha, fazendo ser possível fazer uma linha torta, que é o que vamos fazer.


Pegue um desses quadradinhos e o arraste para baixo. Aí você já consegue notar a diferença, não? Distancie ele o quanto quiser do círculo inicial que marcava onde você clicou.


Agora pegue o quadradinho da outra ponta e o arraste pra cima, mais distante do ponto onde você clicou. A linha que antes estava reta agora está tortinha, em "ondinha".


Na janela de ferramentas, nas Opções de Ferramentas, selecione "Traçar Caminho". Também selecione a cor que vai querer para sua divisória.


Ao clicar em "Traçar Caminho", uma nova janela vai se abrir. É nela que você configura as opções da sua linha. Coloque uns 2 pixels de largura e clique em estilo linha. Eu recomendo que no estilo do pincel e no estilo da junção você coloque as opções mais arrendondadas.
No tracejado pré-definido tem várias opções: Pontilhado normal, pontilhado denso, tracejado médio... Escolha o que preferir e clique em "Traçar".


O resultado até agora deve ser algo como isso:


Se estiver o suficiente para você, pode parar por aqui, mas ainda vou colocar o Efeito Glow nele. Na janela de camadas, selecione a camada onde ficam os traços e clique na opção ao lado da âncora logo abaixo, que faz a camada ser copiada.


Vá em Filtros> Esbater> Suavização Gaussiana, lá em cima. Isso vai fazer com que abra uma nova janela.


No raio de suavização,ajeite o quando quiser. Se você aumentar o valor, mais a camada vai se espalhar, e se for abaixando o valor, a camada se espalhará menos. A Ante-visão vai te dar uma ideia de como vai ficar, pra você ir testando. Quando achar que é o suficiente,clique em OK.


Com a Suavização da camada de cópia, vai aparecer um tipo de sombra ao redor do tracejado, fazendo com que o efeito fique mais bonitinho.


 Tenha cuidado na ponta da linha, já que se estiver muito perto dos limites da imagem, a sombra será cortada. Porém, se isso acontecer, basta movê-la um pouco, como eu fiz. O resultado final vai ser algo como isso:


Você pode adicionar uma PNG pequena se quiser, apagando uma linhazinha, ou então colocar o nome da categoria do perfil abaixo da divisória, que vai poupar o limite de caracteres.

Bem, espero que tenham aprendido, vou já planejando o tutorial de novos efeitos que aprendi, yaayyy!

11 comentários :

  1. adoooooooooooooooooooro!kk
    sou Thamara Karolyne mais estava com preguissa de colocar uma conta do google

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAuhauha, fico feliz que tenha gostado.
      E de boas, tem vezes que eu esqueço de colocar na conta certa e comento como "Tutoriais AD" ((Eu até já postei umas duas vezes assim por pura distração, lol))

      Excluir
    2. hj q ñ estou com tanta preguiça assim coloquei kk

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Foi dificil, tentei um monte de vez, mas com calma consegui. Não ficou muito legalzinho por que eu nao sei direitinho, mas com o tempo aprendo! Amei :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh, pode crer, até eu descobrir como fazer tudo direitinho era um caos completo, mas com o tempo fui acostumando e hoje nem consigo trair o GIMP ;u;

      Enfim, acho que ontem mesmo eu aprendi uns efeitos novos mexendo por aí, então em alguns dias posto mais tutoriais *------*

      Excluir
  4. Eu sou uma das pessoas burras que não sabem onde ficam o "Traçar Caminhos" TT-TT

    ResponderExcluir
  5. (o( ALELUIAA!CONSEGUI UM BOM RESULTADO *O*
    Obrigaaaada!Rsrs,eu não consegui da 1ª vez que tentei,mais já melhorou agora *-* *u*
    Tia Ana Lu,tem como escrever em gifs no gimp?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. deviam fazer um tutorial a ensinar a escrever em gifs

      Excluir
  6. Ahhhh *0*
    Tava precisando muito aprender a fazer isso!!
    Muito obrigada ><

    ResponderExcluir
  7. Qual é o editor que vc usa?!

    ResponderExcluir

Leia a nossa página de Regras antes de comentar, por favor :3