27/01/2013

[GIMP Tutorial] Welcomes


Olá pessoinhas!
Bem, um mooonte de gente pediu na ask sobre um tutorial de fazer Welcomes, então aqui estamos :3
Primeiro eu queria dizer que não existe um tutorial muito "fixo" pra um welcome, tudo depende do que você sabe. Conforme você vai aprendendo novos efeitos, você vai aplicando nos welcomes. Esse é um tutorial bem básico, mas acho que em breve farei outro com outro estilo. Afinal, se colocasse tudo aqui seria bem tedioso, então ao longo do tempo vou fazer um tutorial de Efeitos do GIMP que fica muuito mais fácil.



Bem, antes de tudo você vai precisar do tamanho da imagem, certo? Vá em Ficheiro > Novo, e coloque como tamanho da imagem uns 382 x 283 pixels.
Vai abrir um fundo totalmente branco, e eu sempre prefiro excluir esse fundo sem dó nem piedade. Vá na janela das Camadas, selecione a camada "Fundo" e exclua ela, clicando na lixeira que fica logo abaixo.


Feito isso, crie uma nova camada apertando Ctrl+Shift+N, e selecione a opção "Transparência"

Agora, como a maioria dos Welcomes, precisamos de uma imagem. Eu vou pegar uma que achei no Zerochan de Children Record, mas tem um problema: a imagem é grande demais.
Esses tracinhos que vocês veem, saindo pra fora, é o tamanho atual da imagem. O que fazemos agora? Pegamos a ferramenta que redimensiona as imagens, pegamos um canto da imagem e arrastamos até ficar no tamanho que desejamos.

Junto com isso vai abrir uma janela, que a maior parte do tempo eu lindamente ignoro. Basta ir até ela e clicar em "Escalar"

Agora a imagem cabe no nosso perfil c:
Mas ainda falta a mensagem dizendo "Welcome", certo? Tem várias maneiras de você fazer isso, mas eu preferi colocar uma faixa no canto da imagem, na diagonal. Se quiser fazer isso, pegue a ferramenta de seleção livre () e vá clicando por aí até chegar a forma que você quer, fazendo os cantos da forma.

Esses círculos representam onde eu cliquei. Se você errar, é só pegar algum ponto dali e arrastar pra onde você quer. No final, feche a forma e ele ficará selecionado. Agora, é só pintar essa forma em uma nova camada. Aperte de novo Ctrl+Shift+N e faça outra camada transparente.

Hora de pintar~! Pegue a ferramenta pincel e selecione a cor que bem desejar para pintar a faixinha, aumente o tamanho dele e vá pintando de qualquer jeito mesmo, sem medo. Você só vai pintar até os limites da forma que selecionou.

Para fazer os tracinhos, pegue a ferramenta e a passe por onde você quer que fique o traçado. 
Na janela de ferramentas, selecione "Traçar caminho", que vai abrir uma nova janela. Altere o valor de largura da linha para 2,0px e configure mais coisas no estilo da linha. No Tracejado pré-definido, tem várias opções como tracejado médio, curto e longo ou então pontilhado. Lembrando que a cor do tracejado vai ser a cor que está selecionada na janela de ferramentas, então mude pra cor que quiser ao longo do processo.

E que tal fazer uma sombra para a faixa? Crie uma nova camada e a arraste para baixo da que está a faixa, ainda com a forma dela selecionada. Pinte de preto e mova ela para baixo com a ferramenta . (Deixe a camada de cima não-visível, clicando no olho ao lado da camada para isso)


Agora, vá em Filtros > Esbater > Suavização Gaussiana. Irá abrir uma nova janela, e lá você decide o raio de suavização. Aumente o valor da Horizontal que a vertical também vai subir, então você não precisa se preocupar com ajustar os dois. Quanto mais você aumenta, mais vai se espalhar a camada. Cheque na pré-visualização pra ver como vai ficar a sombra, e vá testando até ficar como você queira.
 Eu adicionei a sombra dos dois lados da faixa, copiando a camada e aumentando ela depois. Você pode fazer isso, se quiser.
Agora é só fazer a escrita de "Welcome". Escreva em um lugar qualquer da imagem, contanto que seja em um lugar visível, com a ferramenta . Eu usei aqui a fonte Yonna.
Com a ferramenta , vire a imagem até que ela fique no mesmo ângulo que a faixa está.

Na janela nova que abriu, clique em "Rodar".

Agora é só mover as letras até a faixinha. Se quiser, pode fazer o efeito "Glow", que é basicamente a mesma coisa da sombra: copie a camada onde está escrito "Welcome", isso vai fazer ela duplicar. Na camada de cópia, vá em Filtros > Esbater > Suavização Gaussiana
Se quiser, agora é só fazer a borda. Faça uma nova camada e coloque ela acima de todas as outras. Vá em Seleção > Toda  para selecionar toda a imagem, e logo depois em Seleção > Bordas e coloque o limite de seleção por 1px. Depois é só pintar ela de preto e temos a borda. O resultado vai sair mais-ou-menos como esse:



Pra fazer como o da base de perfil Sweet Devil, é bem simples também. Você pega a imagem, cola ela na camada e pega a Seleção Elíptica (), coloca no modo "Adicionar a seleção atual", logo abaixo do nome da ferramenta e vai fazendo círculos pela imagem. Quando terminar de fazer isso, copie os círculos, tire a seleção e aperte delete, colando os círculos depois na posição que desejar. No final, é só colocar o traçado e o efeito Glow nele e na fonte e deixando preto, selecionando a camada, indo em Cores > Colorizar e deixando nada de saturação e luminosidade. (Vou colocar esse no próximo tutorial de Welcome, se não entenderem)
Se tiverem dúvidas, é só ir nos comentários. Próximo tutorial vai ser de divisórias e pretendo fazer logo depois um de efeitos do GIMP, como o Glow que aprendemos agora c:

17 comentários :

  1. Como abre a imagem? :c ~le burra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HUhauhau, que nada, é normal :3
      É só copiar a imagem e dar Ctrl+V no Gimp mesmo que ela abre :3
      Se preferir, pode também salvar a imagem, ir em Ficheiro> Abrir como Camadas e procurar a imagem no lugar que você salvou ela. Aí é só seguir o tutorial normal. Se não conseguir entender mesmo assim, me fale, oki? c:

      Excluir
  2. Consegui fazer \o/
    nem sabia da existência do efeito traçado xD
    Acho que vou usar bastante esse efeito *u*
    se bem que o photoshop tá virando o meu marido divo-q

    Ja Nee~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, eu quase sempre uso esse efeito xDD
      ME ENSINE A USAR (e a baixar) ESSE TROÇO QAQ Por enquanto eu nem consigo abandonar o GIMP, lol.

      Excluir
  3. Ola, eu vim avisar que o meu blog docetes place, mudou de nome e url
    aqui o novo nome mais a url Mahou Otaku

    ResponderExcluir
  4. Como eu salvo a IMG? Eu não sei nada de photoshop, meow. xO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, é só ir em Ficheiro> Exportar e colocar o final da imagem como .png que é a maior qualidade :3

      Excluir
  5. O que pessoas normais notam; Tutorial.
    O que eu notei; AH!!!!!!! CHILDREN RECORD! *Surtinho de loucura cantando a músiquinha na guitarrinha invísivel e inexistente*

    Okay... Não tenho GIMP... Poderiam me dar o link de download pliss? (Sim, eu sou preguiçosa, chata e... E chata!)

    Amei o tutorial. Eu conseguir até entender 30%... O que é muito, se formos ver que eu fiquei olhando mais para a Ene, o Shintaro, a Mary, o Hibiya e o Kido que para o tutorial @.@
    Brincadeira, compreendi 90% o que é realmente MUITO!

    Parabéns pelo blog menina(s)

    ResponderExcluir
  6. SIM, CHILDREN RECORD WARAWRA
    Aliás, hoje que eu vi que atualizaram o mangá *3* E quando me pediram a base pra perfil que vou postar daqui a pouco, eu pirei too *----*
    É bom ver alguém que conhece Children Record por aqui *3* *abraça beija aperta*

    Claro, claro :3
    Aqui~ http://www.baixaki.com.br/download/gimp.htm

    HAUAHUAHUA, fico feliz que tenha entendido x33 Sim, sim, personagens seduzentes nos distraem, fazer o que néah -qq

    Obrigada TTuTT

    ResponderExcluir
  7. Ana me dá um help? :/
    Sempre que eu clico para fazer o testo aparece: "This application has requested the Runtime to terminate it in an unusual way.
    Please contact the application's support tem for more information"
    Oque é isso?
    E como faz para parar?
    Me ajuda,esta sendo muito ruim para mim,porque depois que aparece essa mensagem o Gimp trava e sou obrigada a fechar ;/

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Poxa, eu aperto Ctrl+Shift+N, não vai!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você está Apertando Errado , mais use do Jeito Normal com o Mause, click na Imagem com o Botão Direito do Mause , click em Camada,depois em Nova Camada e depois vai abrir uma Janela click em Transparência e Depois em Ok , e Pronto ^^

      Espero ter Ajudado
      ~MayraFofa

      Excluir
  10. Adoreii , muito Obrigada me ajudou muito á Fazer um Perfil dessente feito por Mim *u*

    ResponderExcluir
  11. Aqui não tem o "traçar caminho" nas ferramentas. O meu é o Gimp 2. :/

    ResponderExcluir

Leia a nossa página de Regras antes de comentar, por favor :3