22/09/2012

Novo Layout! + [GIMP Tutorial] Como fazer um "Sobre mim" com transparência


Olá pessoinhas!

Gostaram do novo lay do blog? Eu já tava enjoando daquele outro, então decidi mudar pra um do pikachu! Vai dizer que ele não é uma coisa lindja?

Bem, mas como prometido, vou ensinar vocês a como fazer um "Sobre mim" com transparência. Pra isso, vamos usar o GIMP, uma imagem e paciência, hohoho. Bem, vamos lá?


Abra o GIMP normalmente e aperte Ctrl+N, para fazer uma nova imagem. Irá abrir uma janela. Nela, Você coloca a largura de 400 pixels e a altura que desejar. Mas Lu, por que essa largura? Simples, cara pessoinha: porque se não colocar mais ou menos essa largura sua imagem não vai caber direito no perfil e vai ficar uma budega

Feito isso, a sua imagem vai abrir toda bonitinha e tals, com um fundo branco. Vá na janela de Camadas, selecione a camada "Fundo" e apague ela sem dó nem piedade.


A imagem que antes era branca vai ficar cheia de quadradinhos. Eles significam a transparência da sua imagem.

Agora já sabe né? Aperte Ctrl+Shift+N para abrir uma nova camada e selecione a opção "Transparente"

Pegue uma Imagem à sua escolha, copie e cole no GIMP. Dependendo, ela pode ficar muito grande, assim:

Então o que vai fazer? Simples, vai pegar a ferramenta Escala () e redimensionar sua imagem! Yaaay! Só não redimensione muito, ou ela pode ficar com uma péssima qualidade e também, não precisamos redimensionar tanto assim.
Resultado:

Ah, sim, para tirar a seleção de imagem, basta pegar a ferramenta (que vamos usar daqui a pouco) e clicar em um lugar qualquer.

Agora, faça um círculo (ou quadrado, se quiser, na ferramenta ao lado esquerdo dela) na imagem, ajustando como quiser.

Clique de novo na região do círculo que fez e copie a imagem. Clique em um lugar qualquer ainda com a seleção elíptica (que é a ferramenta que nós estamos) e delete a imagem. Vai desaparecer tudo (avá), HOHOHO! Mas fique tranquila, é só dar Ctrl+V que a imagem aparece redondinha. Então, ainda com a ferramenta, pegue a imagem e arraste pro local desejado.

(Uma dica: quando o seu mouse estiver com uma ancorazinha, é para grudar a imagem na camada, de modo que quando mover ela de novo, move toda a camada. Já quando aparece uma espécie de losango com setinhas, é pra mover aquela seleção de imagem)


Agora, falta o texto, claro! Pegue a ferramenta e configure como quiser, nas opções de ferramenta. É possível mudar fontes, cor, tamanho...

Eu recomendo, antes de digitar o texto, colocar um fundo branco temporário só pra ver como vai ficar. Aperte Ctr+Shift+N e ao invés da opção "transparente", marque a opção branco.

Ficou tudo branco? Tudo bem, é só ir na janela de camadas e arrastar a camada em branco embaixo da camada da imagem!

Agora é só fazer um quadradinho aonde deseja, escreva o que quer colocar e está pronto o básico! Não se esqueça de tirar o fundo depois, também.

Se quiser, pode adicionar sombra no texto, pra ficar mais bonitinho. Vá em Filtros> Luz e Sombra> Sombra Projectada. Vai abrir uma nova janela, então é só configurar como quer.


Eu ainda adicionei uns asteriscos como borda e coloquei opacidade e textura nas imagens, sinta-se livre pra colocar também, se quiser.
Resultado Final:


Então é isso, espero que tenham gostado, seus lindjos!
Atééé~

Caso queiram mais um tutorial, é só pedir na Cbox


7 comentários :

  1. lol amei demais o novo lay :D
    Eu gostava da Gumi mas Pikachu também ser fofo xD
    lol não acredito que to aprendendo a fazer alguma coisa no GIMP-qq
    graças a esses tutoriais *-*

    ResponderExcluir
  2. lol, pois é, eu fiquei em dúvida entre muitas PNG's que achei e acabei escolhendo o pikachu mesmo xDD
    Haha, eu acabei me acostumando pelo GIMP, tanto que não consigo usar PhotoScape -qqq
    Obrigada *---* Eu as vezes fico em dúvida se consegui explicar direitinho, já que sou uma budega pra explicar bem xDD
    Anyway, pode deixar que vou achar ainda mais tutoriais pra colocar aqui, então! ^-^

    ResponderExcluir
  3. Um... Poderia me ajudar? Como salvo corretamente a imagem? É também a imagem fica seleciona, como posso tirar isso? Quando eu salvo fica em perfil.xcf o que eu faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para salvar corretamente a imagem você vai em Ficheiro > Exportar para e salva seu arquivo como .png c:
      O .xfc é o arquivo do GIMP, ou seja, ele só vai abrir no GIMP (Eu fui trollada tantas vezes por isso quando começei a usar o GIMP man).
      Pra tirar a seleção de um modo rápido, eu sugiro que você pegue a seleção retangular e clique nos limites da imagem, ou seja, naquele fundo cinza que fica em volta da imagem :3

      Se tiver mais dúvidas é só me pedir que eu explico direitinho, oki? xDD

      Excluir
  4. Adorei ^^... Acabei de fazer seguindo suas dicas (e coloquei seus créditos ;D)... Obrigada por ensinar a docetes desorientadas como eu e.e

    ResponderExcluir
  5. AAAH brigadaaa gostei, tentando fazer a meses e nada .__. obrigada mesmo

    ResponderExcluir

Leia a nossa página de Regras antes de comentar, por favor :3